ARTICULAÇÕES DO EDUCAR PELA PESQUISA COM A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL PARA O ESPAÇO DA AULA DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Articulating Educating through inquiry with the Theory of Social Representations: a possible proposal for the space of Chemistry class at integrated high school

  • Carlos Ventura Fonseca
Palavras-chave: Educar pela Pesquisa, Teoria das Representações Sociais, Química, Água

Resumo

O presente artigo propõe a articulação entre dois referencias teóricos utilizados na área da Educação em Ciências: a Teoria das Representações Sociais e o Educar pela Pesquisa. Partindo de uma abordagem qualitativa, este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso ambientado na sala de aula de uma turma do Ensino Médio integrado. Foram realizados dois movimentos de pesquisa complementares: o primeiro buscou identificar, através de um questionário, os sentidos e a estrutura das representações sociais dos estudantes sobre o tema de ensino/objeto de representação “água”, sendo utilizadas as técnicas da associação livre de palavras e a análise de conteúdo; o segundo descreveu e analisou o planejamento e a utilização, durante 11 aulas de Química, de uma unidade de aprendizagem sobre o tema referido, que foi baseada nos referenciais teóricos articulados e refletiu os dados oriundos do diário de campo docente e das produções discentes. Os resultados obtidos indicaram incrementos de qualidade formal e política na dinâmica de ensino-aprendizagem, evidenciando a possibilidade de problematizar adequadamente os conhecimentos de senso comum dos estudantes e a reconstrução dos conhecimentos científicos no ambiente pedagógico.

Publicado
2020-10-23