50 ANOS DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA: ANÁLISE DO LIVRO FILOGENÉTICA, PRIMEIROS PASSOS E PROSPECÇÕES PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO
50 years of Phylogenetic Systematics: book review of Phylogenetic, first steps and prospections on teaching evolution
Resumo
Em 2016 comemoramos 50 anos da publicação do Phylogenetic Systematics, obra máxima de Willi Hennig. Hennig propôs que as classificações biológicas deveriam ser entendidas no contexto da ancestralidade comum, refletindo as relações de parentesco entre os organismos e incorporando o princípio fundamental da evolução. Apesar de suma importância para o entendimento da Biologia como um todo, a ausência de material didático na língua portuguesa dificulta o estabelecimento da sistemática biológica para os diferentes níveis de escolaridade no país. Recentemente, foi lançado o livro Filogenética: primeiros passos, que visa suprir tal necessidade. No entanto, algumas considerações devem ser feitas quanto à forma e ao conteúdo apresentados. O presente trabalho faz uma resenha do livro supracitado e algumas prospecções para o ensino de Sistemática Filogenética à luz do cinquentenário da obra prima de Hennig.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.