CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ACERCA DA MOLÉCULA DE DNA
SCIENCE HISTORY CONTRIBUTIONS TO THE UNDERSTANDING OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE ABOUT THE DNA MOLECULE
Resumo
O conteúdo de genética no Ensino Médio é considerado como de difícil compreensão por parte dos alunos em virtude do seu caráter abstrato, o que pode ser entendido como resultado de uma abordagem simplificada. Assim, no sentido de desmistificar a visão estereotipada da ciência e dos cientistas, a presente pesquisa avaliou as contribuições da História da Ciência para a compreensão do processo de construção dos conhecimentos científicos relacionados a molécula de DNA. Para tanto, alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, participaram de uma série de encontros no contra turno escolar em que diferentes recursos metodológicos foram empregados para demonstrar o avanço contínuo alcançado pelos pesquisadores culminando no modelo da dupla hélice atualmente aceito. Verificou-se que a valorização da dimensão histórica relacionada à molécula de DNA foi importante para a superação das concepções empiristas da ciência, além de se constatar que o uso da História da Ciência pode se tornar uma grande aliada no aprendizado dos alunos sobre o conteúdo de genética.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.