ABORDAGEM DIFERENCIADA DE GEOMETRIA EM SALA DE AULA

Differentiated approach geometry in the classroom

  • Edinéia Filipiak
  • Mariza de Camargo
  • Maria Cecilia Pereira Santarosa
  • Patrícia Rodrigues Fortes
Palavras-chave: Ensino, Geometria Plana, Ladrilhos, Resolução de problemas

Resumo

O presente trabalho tem como questão central o ensino de Geometria Plana no Ensino Médio, mais especificamente, a soma dos ângulos internos de um polígono convexo e o valor dos ângulos internos de um polígono regular. Essa temática foi trabalhada utilizando ladrilhos e deduzindo fórmulas para resolução de situações problemas, buscando assim verificar se essas estratégias auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem. A partir das observações realizadas durante a dinamização do plano de aula, das atividades individuais e em grupos realizadas pelos alunos e através dos questionários de opinião, buscou-se analisar se as estratégias pedagógicas adotadas auxiliam não somente o professor em sala de aula, mas também o aluno na compreensão do tema. Assim, analisando todo o processo, foi possível perceber que os alunos estavam motivados para realizar as atividades, que gostaram das aulas e isso auxiliou no aprendizado deles e consequentemente no trabalho do professor. Portanto, pode-se concluir que as estratégicas pedagógicas adotadas se mostraram eficazes no processo de ensino e de aprendizagem significativa de Geometria.

Publicado
2020-10-23