PLURALISMO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Teaching pluralism: contributions in learning of science and biology content

  • Ismael de Almeida
  • Carmen Regina Parisotto Guimarães
Palavras-chave: Aulas práticas, Jogos didáticos, Mídia, Ensino

Resumo

As demandas do mundo moderno há algumas décadas, vêm indicando a necessidade de mudanças no Ensino de Ciências e Biologia. A utilização de recursos didáticos, apesar de não se constituir em uma novidade, ainda se configura como importante ferramenta, capaz de auxiliar na tentativa de superação de lacunas deixadas pelo atual processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho visa destacar as contribuições que os recursos e metodologias diferenciadas podem trazer para o ensino dessas disciplinas. As atividades apresentadas nesse trabalho foram desenvolvidas em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de Aracaju/SE, durante o ano de 2014, envolvendo a realização de aulas expositivas, complementadas com jogos didáticos, aulas práticas e recursos midiáticos, abrangendo os conteúdos de Zoologia. Foi ministrada também uma aula expositiva complementada apenas por recursos tradicionais, como o quadro e o giz, e o livro didático. Um mês após a realização destas atividades, foram aplicados questionários, para avaliar se houve aprendizagem diferenciada dos conteúdos, face aos diferentes recursos utilizados. A análise das respostas sobre os conteúdos específicos, relacionadas aos recursos didáticos utilizados na aula, permitiu perceber que as respostas relacionadas aos conteúdos apresentados nas aulas práticas revelou um maior percentual de acertos, seguidas em ordem, pelas questões referentes ao uso de jogos e vídeos e, por último, a aula com uso apenas de quadro, giz e livro didático. Esses dados indicam que por meio de atividades diferenciadas, os estudantes conseguem assimilar melhor os conteúdos. Por meio de aulas baseadas no pluralismo didático, é possível despertar maior interesse e motivação nos estudantes no ambiente escolar e promover uma melhor aprendizagem dos conteúdos.

Publicado
2020-10-23