UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA EM AULAS DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Use Thematic Approach in Science lessons: experience report in classroom

  • Édila Rosane Alves Silva
  • Sabrina Gonçalves Marques
  • Valéria Oliveira Perceval
  • Cristiane Heredia Gomes
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Abordagem Temática, Terra e Universo

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma intervenção realizada por acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, sob a supervisão da Dra. Cristiane Heredia Gomes, em duas turmas de 6° ano do Ensino Fundamental com a finalidade de trabalhar os conteúdos de Ciências, provenientes da origem do universo até suas formações rochosas, balizados pela Abordagem Temática. As aulas que compunham a intervenção foram dividas em três etapas: retomada do conteúdo e problematização inicial, experimentação e identificação das rochas encontradas no município de Caçapava do Sul, RS através de amostras de rochas metamórficas, sedimentares e magmáticas. Os resultados encontrados corroboram com a ideia de que a aproximação dos conteúdos específicos com fatos que estão presentes no cotidiano dos alunos pode representar uma maneira de minimizar a abstração das Ciências presentes nas séries finais do Ensino Fundamental.

Publicado
2020-10-23