UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA EM AULAS DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Use Thematic Approach in Science lessons: experience report in classroom
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma intervenção realizada por acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, sob a supervisão da Dra. Cristiane Heredia Gomes, em duas turmas de 6° ano do Ensino Fundamental com a finalidade de trabalhar os conteúdos de Ciências, provenientes da origem do universo até suas formações rochosas, balizados pela Abordagem Temática. As aulas que compunham a intervenção foram dividas em três etapas: retomada do conteúdo e problematização inicial, experimentação e identificação das rochas encontradas no município de Caçapava do Sul, RS através de amostras de rochas metamórficas, sedimentares e magmáticas. Os resultados encontrados corroboram com a ideia de que a aproximação dos conteúdos específicos com fatos que estão presentes no cotidiano dos alunos pode representar uma maneira de minimizar a abstração das Ciências presentes nas séries finais do Ensino Fundamental.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.