USO DO DIAGRAMA DO SISTEMA DE ATIVIDADE NA ANÁLISE DE UMA OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Using the Activity System Diagram on Analysis of a Training Workshop for Science Teachers

  • Renato Pontone Junior
  • Rogério Helvídio Lopes Rosa
Palavras-chave: sistema de atividade, ensino de ciências, formação de professores

Resumo

Neste trabalho relatamos a experiência de uma oficina de desenvolvimento profissional realizada com professores da área de Ciências da Rede Pública de Ensino durante a Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG, ocorrida em outubro de 2014. O objetivo dessa oficina foi compartilhar com os participantes (i) os recursos mediacionais desenvolvidos no projeto de pesquisa “Diversificação de Ambientes de Aprendizagem de Ciências na Educação Básica e Profissional”, financiado pela FAPEMIG e pelo PROPESQ/CEFET-MG, e (ii) a experiência de sua utilização em salas de aula da Educação Básica e Profissional. Os participantes foram estimulados a criticar o material produzido, as possibilidades e limites da prática educativa por ele mediada, assim como as características do ambiente de aprendizagem que essa prática educativa pode constituir. A utilização de TIC no ensino de Astronomia foi o tema da oficina, que contou com a participação de três professores, além do professor apresentador e do professor observador, autores do presente trabalho. Para a análise da experiência, utilizamos o diagrama do sistema de atividade, inspirado nos trabalhos de Engeström sobre a Teoria da Atividade. Por meio do diagrama identificamos tensões que nos ajudaram a entender a dinâmica das interações que surgiram durante a oficina.

Publicado
2020-10-23