AS FEIRAS DE CONHECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE CANTAGALO, PR: UM RELATO DE CASO

The Knowledge Fairs in Cantagalo, PR municipality: relate of case

  • Glauber Luciano Kitor
  • Fábio Luiz Melquíades
Palavras-chave: Feiras de Ciências, Experimentação, Ensino de Ciências, Ensino de Física

Resumo

Feiras de ciências são uma oportunidade de explorar uma diversidade de atividades práticas, individualmente ou em grupos, de determinados temas, que podem envolver a problematização, a investigação ou a construção de um aparato experimental. Tendo em vista que a disciplina de Física conta com apenas duas horas-aula semanais nas escolas públicas do Estado do Paraná, e o pouco tempo para se trabalhar a experimentação, foi lançada a proposta aos estudantes para trazerem experimentos de Física realizados com material alternativo e de baixo custo para serem apresentados na sala de aula, ao professor e aos colegas, em 2010. O mesmo ocorreu em 2011, suscitando a ideia de se criar espaço e tempo para que as atividades fossem socializadas às demais turmas e possivelmente à comunidade escolar. Durante a reunião pedagógica, em 2012, a ideia foi lançada ao grupo de docentes das três escolas estaduais do município de Cantagalo, PR. O evento seria denominado Feira de Conhecimentos, tendo em vista a ideia de envolver todas as disciplinas curriculares. Sendo assim, o objetivo deste artigo é relatar a origem das Feiras de Conhecimento no Município de Cantagalo e investigar sua contribuição na formação dos estudantes, bem como detalhar a pesquisa de campo realizada na III edição da feira. Durante a III Feira de Conhecimentos foram aplicados questionários, entrevistas, testes de conhecimento e atribuição de notas aos trabalhos apresentados. Os resultados foram analisados utilizando uma abordagem interpretativa. Houve ampla participação de estudantes e professores orientadores, totalizando 77 trabalhos apresentados. Concluiu-se que a realização de feiras de conhecimento são uma opção promissora para uma maior integração do aluno no processo de ensino aprendizagem. Além disso, ameniza significativamente a falta de experimentação na disciplina de Física.

Publicado
2020-10-23