O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS SABERES DA DOCÊNCIA EM QUESTÃO

The Teaching of Atomic Models in Basic Education: The Teaching Knowledge

  • Marcel Thiago Damasceno Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará – UFPA
Palavras-chave: Pesquisa Narrativa, Saber Científico e Pedagógico de Conteúdo, Obstáculos Epistemológicos

Resumo

O presente artigo é derivado da pesquisa de doutorado intitulada Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo expressos por Professores Egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, desenvolvida nos anos de 2013 a 2016, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), e se insere no âmbito das pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos Saberes Docentes e Formação de Professores de Química e Iniciação à Docência em Química para a EducaçãoBásica. Nesse sentido, apresento o problema da pesquisa: Como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos químicos subjacentes à docência de professores
egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, ao relatarem o ensino de Química que realizam na Educação Básica? Assumo a Pesquisa Narrativa como método de pesquisa, e esta pesquisa tem como sujeitos quatro pibidianos egressos do curso de Licenciatura em Química da UFMT, campus Cuiabá-MT, que estão atuando como professores de Química na Educação Básica. Concernente ao problema de pesquisa, optei pelos seguintes instrumentos investigativos: questionário, tendo em vista a caracterização dos sujeitos; depoimentos dos sujeitos envolvidos na pesquisa sob a forma de entrevista semiestruturada, registros em áudio do grupo focal realizado com os professores egressos. Para analisar os textos de campo e produzir os textos de
pesquisa, adotei a Análise Textual Discursiva. Com o resultado desse artigo observa-se com o episódio de aula dos professores colaboradores que no entrelaçamento entre o Saber Científico e o Saber Pedagógico de Conteúdo, que a linguagem se torna fundamental, pois tanto ela pode ser instrumento para a discussão racional de conceitos químicos altamente matematizados, como pode veicular metáforas realistas, pretensamente didáticas, que obstaculizam o conhecimento científico. Compreendo que não será mantendo o educando preso ao conhecimento aparente do cotidiano, ao realismo das primeiras interpretações, que será possível ensinar Química. Defendo ser importante o duplo e desafiador trabalho de valorizar os conhecimentos prévios do estudante e questioná-los, desconstruindo, dessa forma, os obstáculos epistemológicos, que impedem o aprendizado. 

Publicado
2018-08-03