ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP) COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: APORTES TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EXEMPLIFICAÇÃO

Problematized Experimental Activity (AEP) as a pedagogical strategy for the Science Teaching: theoretical, methodological and exemplification contribution

  • André Luís Silva da Silva
  • Paulo Rogério Garcezde Moura
  • José Cláudio Del Pino
Palavras-chave: Atividade Experimental Problematizada, Ensino, Ciências

Resumo

A partir de uma discussão inicial sobre a experimentação no ensino sob uma perspectiva problematizada, trata-se nesse artigo de uma proposta de atividade experimental para o Ensino de Ciências denominada Atividade Experimental Problematizada (AEP), calcada na teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. São apresentados aportes teóricos e metodológicos que sustentam essa proposta, a qual sugere uma articulação entre um objetivo experimental e diretrizes metodológicas, a partir da demarcação de um problema de natureza teórica, contextualizador. Ilustrando a proposta, apresenta-se e discute-se uma situação de estudo/investigação, pela inserção da AEP em uma sequência metodológica organizadora do trabalho experimental, compondo um plano de ensino, basicamente infundido em uma derivação dos três momentos pedagógicos de Delizoicov. Com isso, considera-se a AEP uma estratégia pedagógica para um ensino experimental em ciências capaz de gerar significados e desenvolver a autonomia do sujeito que aprende.

Publicado
2020-10-23