OS MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA NA ANÁLISE DO DINAMISMO DAS CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA

The Concept Map as a Tool in The Analysis Of Dynamism Of The Conceptions About The Nature Of Science

  • Vinícius Medeiros da Rosa
  • Isabel Krey Garcia
Palavras-chave: mapa conceitual, natureza da ciência, educação em ciências

Resumo

Apresenta-se uma metodologia de análise de mapas conceituais elaborados por estudantes, em um processo de construção e reflexão a respeito de suas concepções sobre a natureza da ciência. Mapas conceituais, no ensino de ciências, têm sido largamente utilizados para a análise da compreensão de conceitos ligados diretamente às disciplinas da área das ciências naturais, mas, ao que tudo indica, não foram utilizados ainda em pesquisas que envolvem estudo das concepções sobre a natureza da ciência. Analisam-se alguns exemplos de mapas e, ao final, as possibilidades e limitações da utilização dessa ferramenta durante o processo dinâmico de transformação das visões sobre a natureza do conhecimento científico. Os resultados obtidos na análise das concepções apresentadas pelos estudantes, a partir dos mapas conceituais, foram que a ferramenta possibilita que as concepções sejam explicitadas, de acordo com as próprias potencialidades da construção dos mapas conceituais e pode ser de grande importância para as pesquisas em natureza da ciência e ensino de ciências.

 
Publicado
2020-10-23