ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Preparation and Application of Comic Stories in Science Teaching
Resumo
As histórias em quadrinhos são novas ferramentas de ensino que atualmente vêm ganhando destaque no cenário educacional. O uso de histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem busca, de modo geral, auxiliar o aluno a entender conceitos de maneira dinâmica e eficaz. Este trabalho teve como objetivo aplicar o uso de histórias em quadrinhos para alunos de ensino Médio de um colégio estadual de Guarapuava-PR, onde estes elaboraram suas histórias para serem utilizadas como uma forma de diversificar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas relacionadas ao ensino de Ciências. A abordagem de ensino proposta envolveu quatro turmas do primeiro ano do ensino médio. Em duas delas foi aplicada a ferramenta de ensino de histórias em quadrinhos e nas outras duas a metodologia de ensino tradicional. A eficiência destas foi mensurada de forma qualitativa e quantitativa através da realização de trabalhos, da aplicação de questionário e da exposição a comunidade escolar das histórias em quadrinhos elaboradas pelos alunos. Os resultados sugerem que a elaboração de histórias em quadrinhos é uma ferramenta eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Resultados similares foram observados nas respostas dos questionários em que os estudantes mostraram maior interesse nas aulas de química e maior aceitação quando era utilizada a ferramenta de ensino das histórias em quadrinhos. Da mesma forma uma boa aceitação por parte da comunidade escolar foi observada durante a exposição dos quadrinhos elaborados pelos alunos. Sendo assim, os resultados obtidos no estudo estimulam a aplicação de novas ferramentas de ensino-aprendizagem como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.