ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Preparation and Application of Comic Stories in Science Teaching

  • Felipe Ianesko
  • Camila Kulek De Andrade
  • Maria Lurdes Felsner
  • Leandro Zatta
Palavras-chave: histórias em quadrinhos, processo ensino-aprendizagem, ferramentas de ensino

Resumo

As histórias em quadrinhos são novas ferramentas de ensino que atualmente vêm ganhando destaque no cenário educacional. O uso de histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem busca, de modo geral, auxiliar o aluno a entender conceitos de maneira dinâmica e eficaz. Este trabalho teve como objetivo aplicar o uso de histórias em quadrinhos para alunos de ensino Médio de um colégio estadual de Guarapuava-PR, onde estes elaboraram suas histórias para serem utilizadas como uma forma de diversificar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas relacionadas ao ensino de Ciências. A abordagem de ensino proposta envolveu quatro turmas do primeiro ano do ensino médio. Em duas delas foi aplicada a ferramenta de ensino de histórias em quadrinhos e nas outras duas a metodologia de ensino tradicional. A eficiência destas foi mensurada de forma qualitativa e quantitativa através da realização de trabalhos, da aplicação de questionário e da exposição a comunidade escolar das histórias em quadrinhos elaboradas pelos alunos. Os resultados sugerem que a elaboração de histórias em quadrinhos é uma ferramenta eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Resultados similares foram observados nas respostas dos questionários em que os estudantes mostraram maior interesse nas aulas de química e maior aceitação quando era utilizada a ferramenta de ensino das histórias em quadrinhos. Da mesma forma uma boa aceitação por parte da comunidade escolar foi observada durante a exposição dos quadrinhos elaborados pelos alunos. Sendo assim, os resultados obtidos no estudo estimulam a aplicação de novas ferramentas de ensino-aprendizagem como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências.

Publicado
2020-10-23