DESENVOLVIMENTO DE UM CASO SIMULADO CTS ATRAVÉS DO USO DA TÉCNICA DE CONTROVÉRSIA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Development of a Simulated Case STS Using the Controversial Technique Approach in Teaching Organic Chemistry

  • Micheli Kuchla
  • Luciana de Boer Pinheiro de Souza
Palavras-chave: Ensino de Química, Caso simulado, CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade)

Resumo

O presente estudo objetivou trabalhar um caso simulado relacionado com a realidade do aluno, numa abordagem ciência, tecnologia e sociedade. O trabalho foi realizado com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. As atividades buscaram estabelecer as relações sociais da ciência e da tecnologia. Para a aplicação do caso simulado foi utilizado como recurso didático o júri simulado, onde envolve uma discussão sobre a implementação de uma indústria têxtil no município. Para uso da técnica controvérsia optou-se pela divisão da turma em quatro grandes grupos: júri, imprensa, grupo favorável à instalação da indústria (defesa) e grupo desfavorável à instalação (acusação), possibilitando diversos pontos de vista do presente estudo. Os dados relevantes para a pesquisa foram coletados por meio de anotações em diário de campo, questionários, fotografias e vídeos das aulas e do júri. O caso simulado mostrou-se como excelente aliado no processo de ensino e aprendizagem, pois trouxe grande contribuição para formação crítica dos educandos, uma vez que permitiu uma ampla discussão e por interferir diretamente em sua realidade.

 
Publicado
2020-10-23