A LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MODO DE QUALIFICAR O USO DA LINGUAGEM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
The reading Popular Science Texts as a way to qualify the use the Chemical Language in the secondary education
Resumo
O referido artigo contempla resultados acerca de uma atividade desenvolvida por uma professora em formação inicial durante o estágio de docência em Química. A atividade desenvolvida consistiu na mediação de leituras de Textos de Divulgação Científica (TDC) sobre radioatividade em sala de aula. A prática de leitura visou oportunizar aos estudantes uma maior compreensão frente ao tema estudado, bem como, o aprender a fazer leitura e a apropriação e significação da linguagem química. Para tanto, a organização metodológica contemplou o uso de questões norteadoras, apresentação de seminários temáticos e diálogos interativos em sala de aula. Os resultados, que foram obtidos mediante a análise da escrita na e sobre ação em diário de bordo pela professora, e as respostas dadas pelos estudantes, indiciaram um interesse dos estudantes tanto na temática como na proposta de ensino. Os estudantes demonstraram bastante envolvimento com o tema e com as metodologias propostas. Assim, é possível afirmar sobre a importância do uso de diferentes estratégias de ensino nas aulas de química, em especial, destaque para a leitura de Textos de Divulgação Científica em sala de aula como modo de aproximar o conteúdo químico com o contexto real dos estudantes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.