A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UM ENSINO SUBVERSIVO VISANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA POR MEIO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA SOB O VIÉS RELATIVISTA: UM ESTUDO DE CASO

The training continuing teacher for a subversive education seeking a critical meaningful about the history and philosophy science under relativist vision: the case study

  • Felipe Damasio
  • Luiz O. Q. Peduzzi
Palavras-chave: ensino subversivo, aprendizagem significativa crítica, história e filosofia da ciência, Paul Feyerabend

Resumo

O estudo relata a implementação e avaliação de uma alternativa para a formação continuada de professores. Este estudo de caso do tipo etnográfico foi realizado em um curso de especialização em Educação Científica e Tecnológica, oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá. O estudo pretendeu acompanhar a formação de professores planejada de acordo com o ensino subversivo de Neil Postman e pautada nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira. O trabalho teve por objetivo investigar as atitudes dos professores em formação quando inseridos neste contexto. As questões que foram o foco deste estudo são as opiniões sobre o conhecimento científico e o processo ensino-aprendizagem dos professores em formação, bem como tais opiniões impactam no planejamento de sua prática docente na educação básica.

Publicado
2020-10-22