A QUÍMICA NAS SÉRIES DE TV: UM RECURSO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM TANGENCIAL DE PORTNOW E FLOYD NO ENSINO DE QUÍMICA
Chemistry In TV Series: A Resource To Promote Portnow and Floyd Tangential Learning In Chemical Teaching
Resumo
As séries de TV estão presentes no cotidiano de nossos alunos, seu uso pode ampliar as possibilidades do professor e problematizar os conteúdos ministrados em sala de aula. Neste trabalho, discutimos sobre a potencialidade da aprendizagem tangencial nas séries de TV para o ensino de Química, considerando-as como um recurso didático digital. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, dividida em três etapas, sendo investigadas séries do gênero ciência/Química e ficção científica/Química, posteriormente editadas e exibidas nos “Cine Debates”. Durante os Cine Debates, os alunos apresentaram suas opiniões através de discussões e também de forma escrita. Os resultados mostram que os discentes apresentam indícios de aprendizagem tangencial, uma vez que discutiram assuntos de Química utilizando o conhecimento construído durante as séries de TV. Além disso, evidenciamos que as séries apresentam uma nova forma de contextualizar as aulas, uma vez que faz parte do cotidiano dos alunos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.