EMISSÃO DE GÁS CARBÔNICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA CALCULADORA AMBIENTAL DO SENAC
Carbon Dioxide Emission: Report of an Experience with the Use of the Senac Environmental Calculator
Resumo
O presente artigo relata uma experiência sobre o uso do objeto digital de aprendizagem Calculadora Ambiental do Senac no ensino de ciências e matemática, com alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Professora Maria Paula Feres no município de Mafra/SC. As atividades desenvolvidas seguiram um padrão de pesquisa-ação no período de setembro a outubro de 2015 e envolveu 50 estudantes. Foi feita a contabilização das emissões de gás carbônico (CO2) produzidas, no ano de 2014, pelas atividades domiciliares e escolares dos participantes, derivadas do consumo diário de energia, água, gás, papel, combustível e pela produção de resíduos sólidos, seguida da aplicação de um questionário para avaliação do objeto de aprendizagem. A Calculadora Ambiental do Senac indicou o total de 71,5 toneladas de CO2 emitidos na atmosfera. Para sua neutralização houve a recomendação do plantio de 532 árvores, das quais 150 (28%) foram plantadas no bosque da escola. Na avaliação do objeto digital de aprendizagem pelos alunos constatou-se que ele foi aprovado quanto à clareza das explicações sobre a importância do tema e sobre a forma de preenchimento, embora muitos tenham precisado de ajuda para utilizá-lo. A realização dessa atividade possibilitou o uso de um Objeto Digital de Aprendizagem que promoveu a discussão sobre os efeitos nocivos da emissão de CO2 ao meio ambiente e a busca de soluções concretas e acessíveis a todos os seres humanos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.