ESTUDAR E APRENDER SOBRE OS VULCÕES EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR CRIANÇAS, A PARTIR DE UMA ATIVIDADE NO LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (LIFE)

To study and to learn about the volcanoes in a science club: the use of technological resources for children from an activity in the laboratory of interdisciplinary training for teahcers (LIFE)

  • Graciele Alice Carvalho Adriano
  • Edson Schroeder
  • Maurício Capobianco Lopes
Palavras-chave: Aprendizagem, Clube de Ciências, Recursos tecnológicos, Vulcões

Resumo

Apresentamos o relato de uma atividade que utilizou recursos tecnológicos na interação entre as crianças do Clube de Ciências - Gavião da Inteligência no LIFE, organizada por mestrandos de um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Nosso objetivo foi analisar atitudes das crianças no uso dos recursos tecnológicos, dificuldades e estratégias de ação, considerando o uso das tecnologias, além de identificar indicadores de aprendizagem conceitual das crianças a partir do estudo dos vulcões. No processo, percebemos que as crianças do Clube de Ciências aprimoraram conceitos por meio do saber-fluxo, dos espaços de conhecimentos abertos, em fluxos, onde a posição do professor é a de mediação, animador da inteligência coletiva. Por meio de diálogos estabelecidos com a turma, o professor evidencia sua participação em uma coletividade humana viva, como coletivo inteligente. Os conhecimentos foram revelados aos participantes de forma compartilhada, problematizados nos contextos interativos que possibilitaram o pensar, o saber e o "fazer ciência". As crianças com o conhecimento que já possuíam, participaram das atividades e aproveitaram a atividade para aprimorar o campo conceitual, revelado nas falas e nas produções textuais digitadas, posteriormente no laboratório de informática da escola.

 
Publicado
2020-10-22