OFICINA DIDÁTICA DE CONSTRUÇÃO DE MODELOS COM MASSA DE VIDRACEIRO COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE ARTHROPODA
Educational workshop for construction of models with glazier's putty as a method for teaching Arthropoda
Resumo
Tendo em vista a falta de motivação dos alunos com métodos tradicionais de ensino, é preciso se investir em práticas diferenciadas que aliadas à teoria despertem a curiosidade tornando-os capazes de participar ativamente do processo de construção do conhecimento. Assim, o presente trabalho avaliou os aspectos relevantes de uma oficina didática de construção de modelos para o ensino de Arthropoda, utilizando-se materiais de baixo custo e simples manuseio. Foi realizada com alunos de 7° ano de uma escola estadual do município de Realeza/PR. Observou-se que a atividade foi satisfatória em vários aspectos do objetivo inicial, com perceptível facilitação da aprendizagem, e melhora da participação e interação da turma. Contudo, ao fim da oficina os alunos ainda apresentavam dificuldades para diferenciar as classes taxonômicas por meio da morfologia externa dos organismos. Os participantes avaliaram bem o método de ensino, o que ressalta ainda mais a importância desse tipo de atividade em aula.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.