INSERINDO CONCEITOS FÍSICOS NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA

Physical concepts in the first cycle on elementary school: a constructivist approach

  • Moacir Pereira de Souza Filho
  • Josiane de Almeida Trevisani
Palavras-chave: Atividades experimentais, Ensino Fundamental, Jean Piaget

Resumo

Este trabalho tem por objetivo divulgar uma pesquisa realizada com crianças, que se encontram no nível operatório-formal de desenvolvimento cognitivo, visando à inclusão da Física no Ensino Fundamental. Procuramos mostrar que é possível desenvolver uma atividade experimental na forma de situação-problema que vise, de um lado, despertar o interesse do aprendiz por esta ciência, e de outro, fazer com que esses alunos levantem hipóteses e expressem termos e significados físicos que já fazem parte de seu repertório e que podem ser “aflorados” na interação do sujeito com o objeto de estudo. A atividade desenvolvida em sala de aula se baseou na proposta denominada “o experimento do barquinho”, sugerida pelo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física da USP. O processo investigativo encontra-se fundamentado nas principais ideias de Jean Piaget. Apresentamos e analisamos os relatos de quatro crianças participantes da nossa amostra, além de apresentarmos os seus relatórios finais na forma de textos e desenhos.

Publicado
2020-10-20