ENSINANDO QUÍMICA PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O uso da experimentação e atividade lúdica como estratégias metodológicas
Teaching chemistry at the initial grades of elementary school: The use of experimental and playful activity as methodological strategies
Resumo
A importância do ensino de química em séries iniciais já tem motivado debates em todo o mundo. No Brasil, a iniciação à ciência química acontece apenas no 9º ano do ensino fundamental. Neste trabalho foi realizado um curso para o 4º ano do ensino fundamental, consistindo de quatro módulos. Para a elaboração desses módulos foram utilizados instrumentos lúdicos e experimentação através de materiais alternativos. Os conteúdos utilizados foram matéria, transformações físicas e químicas, substância pura e mistura. Foi observada através das atividades propostas, uma forte motivação em aprender química de uma forma diferente, principalmente quando o instrumento utilizado foi experimentação. Os alunos mostraram-se curiosos e ansiosos com a proposta educacional. Também foi possível observar, que os alunos apresentam capacidade de resposta quando indagados sobre questões do cotidiano, pois os mesmos se mostraram seguros, precisos e espontâneos em demonstrarem seus conhecimentos prévios.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.