DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO POR MEIO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
Development of the argumentative competence of students in the public education by means of socio-scientific issue
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido a partir da análise das atividades realizadas por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que atua em uma escola estadual da rede pública de ensino, no município de Araras. A partir da observação do grupo, notamos que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental apresentavam uma dificuldade maior em identificar que os assuntos presentes na mídia muitas vezes se relacionam com os avanços da ciência e da tecnologia. Com isto, o trabalho tem por objetivo interpretar como os estudantes desenvolveram a competência argumentativa em sala de aula por meio das questões sociocientíficas e quais foram suas principais dificuldades ao serem imersos nessas discussões. A pesquisa se caracteriza por seu papel participante, em que há uma interação direta entre os pesquisadores e os estudantes durante as situações investigadas. A constituição dos dados ocorreu por meio da transcrição dos áudios obtidos durante as atividades propostas pelo grupo PIBID e as análises se caracterizam pela definição de categorias de acordo com o proposto pelo referencial estudado.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.