ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA COM CLOZE E P.O.E.: TRATAMENTO DE ÁGUA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS

Scientific and linguistic literacy with Cloze and P.O.E.: water treatment in riparian communities

  • Jesus Cardoso Brabo
  • Benedito do Nascimento Vieira
  • Dayanne Daillada Silva Cajueiro
Palavras-chave: P.O.E., alfabetização científica, Cloze

Resumo

Analisa-se o uso combinado das técnicas Cloze e P.O.E. (prediga, observe e explique) como estratégia didática de alfabetização científica e linguística de crianças em uma comunidade ribeirinha localizada na região insular da cidade de Belém, Pará. Tendo como mote o problema do tratamento de água. O trabalho foi desenvolvido como parte de uma atividade do estágio supervisionado de dois estudantes do curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará, bolsistas PIBID. Do ponto de vista didático, os resultados da análise qualitativa das respostas e comportamentos dos alunos durante a aula foram bastante promissores e corroboram o potencial de uso combinado dessas técnicas em aulas de ciências

Publicado
2020-10-20