ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA COM CLOZE E P.O.E.: TRATAMENTO DE ÁGUA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS
Scientific and linguistic literacy with Cloze and P.O.E.: water treatment in riparian communities
Resumo
Analisa-se o uso combinado das técnicas Cloze e P.O.E. (prediga, observe e explique) como estratégia didática de alfabetização científica e linguística de crianças em uma comunidade ribeirinha localizada na região insular da cidade de Belém, Pará. Tendo como mote o problema do tratamento de água. O trabalho foi desenvolvido como parte de uma atividade do estágio supervisionado de dois estudantes do curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará, bolsistas PIBID. Do ponto de vista didático, os resultados da análise qualitativa das respostas e comportamentos dos alunos durante a aula foram bastante promissores e corroboram o potencial de uso combinado dessas técnicas em aulas de ciências
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.