O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
The teaching of sciences by investigation in the process of literacy of students from early years of elementary school
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar resultados da aplicação de uma proposta de trabalho, utilizando o componente curricular de Ciências, a alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma estratégia de trabalho investigativo para que tenham a oportunidade de desenvolverem diferentes conhecimentos e habilidades que contribuam com o processo de alfabetização e letramento. Para o desenvolvimento deste estudo, buscamos os pressupostos da pesquisa bibliográfica, de campo, descritiva e analítica. Por meio da análise das etapas da Sequência de Ensino Investigativo, proposta por Carvalho (2013) e da ação pedagógica ocorrida em sala de aula com a integração de diferentes linguagens, pretendemos, a partir da proposição de um problema, descrever o caminho percorrido para resolvê-lo durante o trabalho investigativo, encontrar indicadores nos relatos e na produção escrita dos alunos em busca de contribuições para o processo de alfabetização e letramento nos anos inicias do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que no trabalho realizado com os alunos que as etapas do trabalho investigativo com o Ensino de Ciências podem proporcionar espaços significativos para o processo de alfabetização e letramento. Tal fato evidenciou-se nas produções dos alunos, principalmente na etapa da sistematização do conhecimento, com o relato oral, o registro individual, como também na etapa da contextualização social do conhecimento com outro registro dos alunos e finalmente na etapa da avaliação com o mapa conceitual. Esses momentos permitiram uma avaliação para verificar como é a participação e produção dos alunos a partir da proposição de um problema, bem como, todo o caminho percorrido para resolvê-lo durante a Sequência de Ensino Investigativo. Ao analisarmos os dados coletados, verificamos que nas ações investigativas desenvolvidas é possível integrar conhecimentos dos diferentes componentes curriculares e colaborar com o processo de alfabetização e letramento para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.