COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE MICRO-ORGANISMOS/CÉLULAS

The understanding of Elementary School Students I about structure and Micro-organisms/cell Functionality

  • Darcy Ribeiro de Castro
  • Nelson Rui Ribas Bejarano
Palavras-chave: Conhecimento espontâneo, Conhecimento científico, Micro-organismos/células, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido na Cooperativa de Ensino de Central-BA- COOPEC, no período de 2010 a 2012. Trata-se de um estudo com crianças na faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Tem como referencial teórico principal a Teoria Histórico-Cultural, especialmente no que tange a sua contribuição para formação de conceitos científicos. Este trabalho teve como objetivo investigar como ocorre a compreensão dos alunos do Ensino Fundamental I sobre os conceitos de tamanho, estrutura e funcionalidade de micro-organismos/células mediante aulas teórico-práticas ministradas na referida escola. A coleta de dados foi realizada, tendo em vista a pesquisa qualitativa no âmbito geral mediante observação participante. Os registros foram feitos por meio de gravações, anotações e fotografias. Analisamos os dados transcritos e as imagens selecionadas, de forma comparativa, indicando diferentes níveis de compreensão conceitual dos estudantes. Observamos um aumento gradativo nos conhecimentos espontâneos e científicos, envolvendo a estrutura e função de micro-organismos/células, enfatizando a importância destes seres para o ser humano e para a natureza.

Publicado
2020-10-20