UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO ORGÂNICA ÁLCOOL

Significative Learning at Alcohol Function Teaching

  • Cristiane Regina Zuconelli University Nijmegen Medical Centre- Nijmegen
  • Agnes Thiane Pereira Machado Faculdade Cesumar- Campus Ponta Grossa
  • Alan Ataídes Zuconelli Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal
  • Viviane Paula Martini Instituto Federal do Paraná, Campus Irati
  • Sandro Xavier de Campos Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Álcool, Ensino de Química Orgânica

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência para o ensino da função orgânica álcool com enfoque em uma aprendizagem significativa. Foram realizadas 14 aulas em três turmas do 3° ano de ensino médio sobre o conceito de função orgânica álcool no ensino de Química Orgânica. Leitura e discussão de textos, aula experimental, produção de textos dissertativos, exercícios contextualizados e projeção de documentário são exemplos de estratégias metodológicas que foram utilizadas. A avaliação da estratégia didática proposta deu-se através da observação reflexiva e descritiva de textos dos alunos. Os resultados demonstraram um ganho com envolvimento e entendimento dos alunos, sendo estas aulas mais promissoras do que aulas expositivas, baseadas no modelo transmissão-recepção. 

Publicado
2018-08-03