UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO ORGÂNICA ÁLCOOL
Significative Learning at Alcohol Function Teaching
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência para o ensino da função orgânica álcool com enfoque em uma aprendizagem significativa. Foram realizadas 14 aulas em três turmas do 3° ano de ensino médio sobre o conceito de função orgânica álcool no ensino de Química Orgânica. Leitura e discussão de textos, aula experimental, produção de textos dissertativos, exercícios contextualizados e projeção de documentário são exemplos de estratégias metodológicas que foram utilizadas. A avaliação da estratégia didática proposta deu-se através da observação reflexiva e descritiva de textos dos alunos. Os resultados demonstraram um ganho com envolvimento e entendimento dos alunos, sendo estas aulas mais promissoras do que aulas expositivas, baseadas no modelo transmissão-recepção.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.