O USO DAS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS

Use technology as contemporary educational resource for the classes of sciences

  • Samuel Molina Schnorr
  • Carla Gonçalves Rodrigues
  • Camila Alvez Islas
Palavras-chave: Ciências, Projeto de ensino, Tecnologias, Sociedade

Resumo

Este relato de experiência, em meio a um projeto de ensino, tem como foco o estudo dos seres vivos, suas características e classificação. Tramando as tecnologias contemporâneas ao conteúdo disciplinar, possibilita outros modos de trabalhar a temática. Visa contribuir para a discussão acerca dos estudos no que tange a utilização da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como meio de desenvolver os conhecimentos em sala de aula. Neste projeto utiliza-se recursos pedagógicos contemporâneos na disciplina de ciências, buscando possibilitar uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado com alunos do ensino fundamental da rede pública. Para este projeto, realizado no ano de 2011, em uma turma de 5ª série, foram elaborados 10 encontros entre observação e aplicação. O uso de recursos não habituais pelos alunos demonstrou-se problematizador, pois despertou o interesse sobre o conteúdo apresentado e proporcionou a interação entre as tecnologias e os saberes. Ainda, os resultados encontrados nas avaliações desta turma foram superiores à média dos anos anteriores. Assim pode-se perceber a importância das CTS na educação, sendo inserido nos projetos e currículos escolares, para proporcionar a formação de indivíduos críticos. O projeto de ensino rompe com a concepção tradicional, promovendo outras formas de entender a produção do saber.

Biografia do Autor

Carla Gonçalves Rodrigues

 

 

Publicado
2020-10-20