NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: POR QUE NÃO?

Nature of Science in the basic school: Why not?

  • Marcyelma Laise Santos Silva
  • Boniek Venceslau da Cruz Silva
  • Hermano Ribeiro de Carvalho
  • Lucas Albuquerque do Nascimento
Palavras-chave: Ensino Fundamental, Ensino da Natureza da Ciência, Cientista

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência que retrata a elaboração, aplicação e análise de uma unidade didática que propõe a discussão de aspectos da Natureza da Ciência no ensino fundamental. Ele discute a compreensão dos alunos do ensino fundamental sobre as concepções da Natureza da Ciência (NdC), em especial, a imagem que eles detêm sobre o cientista e seu ambiente de trabalho. Diante deste cenário, foi criada, aplicada e avaliada uma intervenção didática que buscou problematizar e conscientizar as concepções epistemológicas, inicialmente distorcidas dos discentes, acerca da NdC. Ela foi aplicada em 2013, totalizando 6 aulas. Ao todo participaram 27 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola pública, de Teresina-PI. Sendo que dos resultados obtidos, notou-se que os alunos, inicialmente, apresentavam visões distorcidas sobre a NdC. Notou-se, também, que uma discussão explícita sobre a NdC, proposta neste trabalho, apresentou-se como uma ferramenta didática interessante na problematização do cenário inicialmente encontrado; no qual a concepção de ciência dos alunos se ancorava em visões empiristas, indutivistas e dogmáticas sobre a ciência.

Publicado
2020-10-20