DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE OFICINAS SOBRE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE FÍSICA MEDIADAS POR RECURSOS TECNOLÓGICOS

Description and analysis of workshops about Didactic Activities of Physics mediated by technological resources

  • Josemar Alves
  • Muryel Pyetro Vidmar
  • Dioni Paulo Pastorio
  • Inés Prieto Schmidt Sauerwein
  • Ricardo Andreas Sauerwein
Palavras-chave: Oficina, atividade didática, recurso tecnológico, formação de professores de Física, tecnologias de informação e comunicação

Resumo

Neste trabalho apresentamos um relato de experiência, no qual descrevemos e analisamos um conjunto de oficinas realizadas com estudantes de graduação em Física e professores supervisores participantes do Subprojeto Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Maria. As oficinas abordaram aspectos envolvidos em uma Atividade Didática de resolução de problemas de Física mediada por recursos tecnológicos, tais como o softwareOctave e as simulações computacionais. O objetivo da análise consistiu em identificar os principais avanços e dificuldades dos participantes em relação aos aspectos trabalhados nas oficinas. Como principal resultado obtido, destacamos o avanço na compreensão dos referidos aspectos

Publicado
2020-10-19