ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE CASTELO (ES)

Non-formal educational spaces in view of the continuing education for science teachers in the municipality of Castelo (ES)

  • José Renato de Oliveira Pin
  • Marcelo Borges Rocha
Palavras-chave: ensino de ciências, espaço não formal, formação continuada

Resumo

Os espaços educativos não formais representam instâncias difusoras de conhecimentos, catalisadores de motivação e interesse, tanto para alunos quanto para professores. Este trabalho apresenta os resultados da formação continuada de professores de Ciências do município de Castelo (ES), ocorrida no decorrer do ano de 2014. Por meio de dados coletados em diário de bordo e arquivos digitais, à luz da análise do discurso, permitiu-se auferir resultados quantitativos e qualitativos desse processo formativo. Sob a temática “As práticas pedagógicas em espaços educativos não formais no município de Castelo e região” os professores puderam visitar espaços não formais, bem como, conhecer e discutir propostas didático-pedagógicas empregadas e/ou possíveis de serem aplicadas nesses locais. Esse estudo permitiu concluir que os espaços visitados contribuem para o processo de ensino-aprendizagem na medida em que materializam o arcabouço teórico-conceitual nos âmbitos cognitivo, social e cultural dos escolares.

Publicado
2020-10-19