TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DOCENTE INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS
An attempt of setting an interdisciplinary teaching practice in science
Resumo
Nesse trabalho analisamos uma prática pedagógica reflexiva desenvolvida num curso de formação inicial de professores de Ciências e suas contribuições para uma preconizada formação interdisciplinar (Fazenda 1994, 2008, 2010, 2013). As atividades formativas de duas licenciandas em Ciências da Natureza foram objeto de estudo, tendo em vista auxiliar na compreensão da formação de professores de Ciências que busquem ensinar pautados na interdisciplinaridade e o papel da pesquisa pedagógica nesse processo. O estudo envolveu concepções, práticas, desafios, obstáculos, ganhos e saberes manifestados e adquiridos pelas participantes durante seu primeiro estágio. Os dados foram coletados por meio de materiais pedagógicos produzidos por elas, discussões em classe videogravadas e entrevistas individuais. A análise dos dados foi realizada mediante análise de conteúdos. Observou-se que o exercício da prática pedagógica reflexiva pode contribuir para a tomada de consciência do professor em formação inicial acerca dos desafios da profissão. Também foi verificado que as tentativas de exercer práticas pedagógicas interdisciplinares motivaram as licenciandas quando estas perceberam um maior interesse por parte de seus alunos. Além disso, foi evidenciada a falta de preparo dos professores da universidade em desenvolver trabalhos interdisciplinares.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.