UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
An Investigation on teaching Periodic Table in Youth and Adults Education (YAE)
Resumo
Este trabalho teve por objetivo averiguar como se dá o ensino de química para a modalidade EJA, em especial para o tema Tabela Periódica, se os professores levam em conta as características distintas dos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e se ainda tem como princípio norteador de seu processo de ensino a contextualização. Foi realizada uma pesquisa básica, qualitativa e exploratória, com levantamento de dados realizado através de entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se que os professores, apesar de reconhecerem as especificidades da modalidade EJA e buscarem formação continuada na área, utilizam-se da exemplificação como contextualização, não aproveitando do ensino do tema tabela periódica para abranger aspectos sociais, ambientais, políticos e tecnológicos que contribuem para a formação dos alunos como cidadãos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.