CÉLULAS SOLARES: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICAS
Solar Cells: an experimental approach in teaching of atomic structure and chemical bonds
Resumo
A realização de atividades experimentais contextualizadas no cotidiano do aluno pode ser uma ferramenta eficaz para despertar o interesse dos alunos e facilitar a aprendizagem de conteúdos de Química. Nesse sentido, este trabalho visou à montagem de uma célula solar caseira, utilizando-a como tema gerador para as discussões de fontes de energia renováveis, energia solar e seus impactos ambientais, como também proporcionar a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e a sua relação com as teorias de ligação química e propriedades físicas e químicas dos materiais. A atividade foi realizada em uma Escola da Rede Estadual. O procedimento envolveu diálogo com os alunos sobre fontes de energia; construção da célula solar; realização de testes e discussão dos conceitos químicos abordados. Os resultados mostram que a prática experimental realizada se mostrou uma ferramenta alternativa de auxílio para facilitar a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e ligações químicas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.