CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO CENÁRIO REGIONAL “QUEIMADAS” COM EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS
Contextualization of termochemistry teaching of a sequence teaching based on regional scene " Burned " with investigatoves experiments
Resumo
Este trabalho descreve as contribuições de uma sequência didática, com experimentos investigativos, contextualizada no tema “Queimadas”, considerado um cenário regional no estado de Mato Grosso do Sul, visando abordar os conceitos de calor, temperatura, sensação de frio e quente, equilíbrio térmico, transferência de calor, entre outros, essenciais ao estudo da Termoquímica, com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. A sequência didática foi organizada conforme os três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti (1994), apresentando textos contextualizados e experimentos com materiais simples e de fácil aquisição que focaram fenômenos do cotidiano, estando relacionados ao tema e aos conceitos abordados na Termoquímica. Coerentemente com a abordagem qualitativa empregada para avaliação dos resultados do trabalho, os dados foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva, a fim de verificar as contribuições e limitações da metodologia proposta. Observou-se que após a aplicação da sequência didática, os alunos empregaram adequadamente os conceitos científicos estudados para explicar o aumento das Queimadas na época da estiagem e suas consequências. Percebeu-se que o trabalho contribuiu para que os alunos construíssem conhecimento sobre os conceitos como também os relacionassem, articulando argumentações plausíveis com a realidade social no contexto das Queimadas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.