O CONCEITO DE VETOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA LINEAR: UM OLHAR PELA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD
The Concept of Vector for the Teaching and Learning of Linear Algebra: a Look at the Conceptual Field Theory of Vergnaud
Resumo
Considerando a grande dificuldade na aprendizagem do conceito de espaço vetorial, que é objeto de estudo da Álgebra Linear, e reconhecendo que o conceito de vetor é a base para a sua compreensão, escolheu-se o conceito de vetor como tema do presente trabalho. Embora existam pesquisas que tratem do ensino e aprendizagem da Álgebra Linear, há uma carência de investigações sobre a aprendizagem do conceito de vetor na perspectiva da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. A pergunta que norteou a pesquisa foi: “Qual a clareza e estabilidade do conceito de vetor na estrutura cognitiva dos alunos antes de iniciarem o estudo de espaços vetoriais?”. A investigação foi feita tendo por base a produção inicial de um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de São Paulo – Bragança Paulista, em um minicurso sobre espaços vetoriais. A partir dos resultados, pode-se dizer que, de forma geral, o conceito de vetor, ainda não estava claro e, em alguns casos, não estava disponível na estrutura cognitiva do aluno.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.