UMA EXPERIÊNCIA DE INSERÇÃO DO TEATRO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
An insertion experience of the scientific theater in the context of basic education
Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar as implicações da utilização do Teatro Científico em aulas de Química doensino médio. Neste intento, a peça teatral intitulada “Polaca Arretada: dois Nobéis em dois atos”foi protagonizada por sete estudantes de uma escola de ensino médio cearense e apresentada a 282 alunos espectadores da mesma escola. Foram aplicados questionários para a coleta de dados, no intuito de identificar as impressões de cada um desses grupos de alunos acerca da experiência vivenciada. Percebeu-se que a atividade teatral teve impacto maior no grupo de alunos atores, pois ocorreu a interação entre os discentes e entre os discentes e o aprendizado, além de favorecer àalfabetização científica, despertar o entusiasmo e a curiosidade pela história da ciência, eainda oportunizar de se encaixarem em uma atividade na qual se identificavam. Os alunos espectadores, embora não tenham tido um contato direto e profundo com o teatro, apresentaram motivação para o estudo, mediante uma nova forma de aprender, além da ampliação de conhecimentos. Atores e espectadores, de um modo geral, apresentaram uma visão positiva em relação ao Teatro Científico. Constatou-se, ainda, que quanto maior o grau de envolvimento dos discentes nesse tipo de atividade, maiores as contribuições para a aprendizagem e motivação no estudo da Química. Esses resultados ratificam que o Teatro Científico apresenta-se como uma estratégia profícua para a divulgação da ciência e motivação dos discentes em relação à aprendizagem dos conhecimentos científicos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.