APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM USO DE LABORATÓRIOS ONLINE NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA: UMA PESQUISA-AÇÃO.
Application of investigative didactic sequence with use of online laboratories in chemistry teaching in public high schools: an action research.
Resumo
Este documento explorou os laboratórios onlinee suas potencialidades, para atividades práticas em disciplina de Química no Ensino Médio. O conteúdo abordado foi densidade. Os laboratórios online(remoto e virtual), foram integrados em uma sequência didática investigativa(SDI), acessada em um ambiente virtual de aprendizagem. A SDI construída buscou contextualizara densidade como propriedade da matéria e sua relação com as ligações químicas, o princípio de Arquimedes e de como a densidade aparece no dia a dia. Após a aplicação da SDI foram aplicados dois questionários, um sobre o perfil dos alunos e outro para avaliação dos laboratórios online.Participaram da pesquisa 101 alunos de três turmas de ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina -CampusAraranguá. Conclui-se que o uso de laboratórios online, integrados a sequências didáticas investigativas, contribuíram para um melhor entendimento do conceito de densidade e conteúdos afins, motivando o aluno e facilitando seu aprendizado.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.