ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES ELÉTRICOS ARTESANAIS COMO PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO DE QUÍMICA

Association of handmade electrical resistors as an interdisciplinary experimental research proposal for the teaching of Chemistry

  • Letícia Gomes de Melo
  • Luís Carlos de Morais
  • Alexandre Augusto Todde Libório
  • Raíza Fonsêca Xavier Lima
  • João Vitor Cagliari
  • Daniel Pasquini
Palavras-chave: Experiência investigativa, Interdisciplinaridade, Ensino de Química, Resistores elétricos

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar os resultados de uma atividade de pesquisa experimental desenvolvida durante um semestre em que a disciplina de Físico-Química II foi lecionada em um curso de graduação em Química. Os alunos realizaram a construção de circuitos elétricos artesanais utilizando grafite, óxido de grafite, polianilina e polipirrol. Alguns resistores comerciais foram usados como referência. Circuitos elétricos associados em paralelo e em séries foram investigados. A metodologia adotada nesta atividade consistiu em seis etapas: (1) proposta do problema, (2) identificação e exploração de ideias para solução do problema, (3) elaboração de planos de ações, (4) experimentação do planejamento, (5) análise dos dados obtidos e (6) finalização com a resolução do problema. Ao final da atividade foi possível observar bons resultados no processo de ensino-aprendizagem, considerando a participação ativa dos alunos no desenvolvimento conceitual, de autonomia e de trabalho em grupo.

Publicado
2020-10-15