ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES ELÉTRICOS ARTESANAIS COMO PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO DE QUÍMICA
Association of handmade electrical resistors as an interdisciplinary experimental research proposal for the teaching of Chemistry
Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar os resultados de uma atividade de pesquisa experimental desenvolvida durante um semestre em que a disciplina de Físico-Química II foi lecionada em um curso de graduação em Química. Os alunos realizaram a construção de circuitos elétricos artesanais utilizando grafite, óxido de grafite, polianilina e polipirrol. Alguns resistores comerciais foram usados como referência. Circuitos elétricos associados em paralelo e em séries foram investigados. A metodologia adotada nesta atividade consistiu em seis etapas: (1) proposta do problema, (2) identificação e exploração de ideias para solução do problema, (3) elaboração de planos de ações, (4) experimentação do planejamento, (5) análise dos dados obtidos e (6) finalização com a resolução do problema. Ao final da atividade foi possível observar bons resultados no processo de ensino-aprendizagem, considerando a participação ativa dos alunos no desenvolvimento conceitual, de autonomia e de trabalho em grupo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.