APRENDIZAGEM POR PROJETOS: RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Learning by Projects: dialectic relationship between theory and practice in teacher education

  • Mara Fernando Parisoto
  • Marcos Henrique Abreu de Oliveira
  • Robert Fischer
Palavras-chave: aprendizagem por projetos, formação de professores, alunos adultos-trabalhadores, aprendizagem significativa

Resumo

Os professores, de um modo geral, têm a grandiosa missão de inspirar as próximas gerações a adquirir o conhecimento científico. Essa missão parece ser mais árdua no Estado de Alagoas, onde os índices de analfabetismo (24,6%) e de analfabetismo funcional (35,5%), indicados pelos órgãos oficiais do Governo Federal, são atordoantes. Este artigo trata da descrição de uma experiência didática, realizada no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no segundo semestre de 2013, com 13 alunos da Licenciatura em Matemática, na disciplina de Laboratório de Ciências. Durante este semestre foram desenvolvidas atividades que visavam à Aprendizagem Baseada em Projetos (Projec-Based Leaning – PBL), de acordo com o referencial de Carl Rogers. Nesta investigação se interseccionam vários elementos teóricos tais como: o fato de se lidar com alunos adultos-trabalhadores, do turno noturno e que, em alguns casos, estavam afastados a algum tempo dos bancos escolares. Tal pesquisa, desenvolvida conjuntamente por pesquisadores do IFAL e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi qualitativa, do tipo etnográfica e teve seus instrumentos validados interna e externamente por professores da UFRGS. Baseou-se além do método PBL, nos princípios da aprendizagem significativa de David Ausubel. A análise dos dados partiu da avaliação dos questionários para conhecer os alunos, dos contratos de trabalho, das atas, das apresentações, da auto-avaliação, da avaliação ao trabalho dos colegas, dos projetos desenvolvidos pelos alunos, na defesa dos projetos e em entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos indicam que o curso encoraja os estudantes a terem mais responsabilidade pela sua própria aprendizagem; houve aumento da criticidade, da metacognição, da autoeficácia pelos alunos; a maioria dos alunos apresentam indicativos de aprendizagem procedimental, aplicação na escola e na sociedade, entretanto encontrou-se várias lacunas no conhecimento conceitual. Pretende-se, nos próximos estudos, identificar como melhorar o conhecimento conceitual e a partir desses resultados fazer uma alteração curricular no curso de licenciatura em Matemática, utilizando, em mais disciplinas, a metodologia de projetos.

Publicado
2020-10-15