ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NO ENSINO DA EJA

Practice in Chemistry: Essential Assistance in Eja Teaching

  • Antonio Joélio Alves da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Divinópolis
  • Andreia A. Vieira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Divinópolis
  • Antônio L Soares Jr Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Divinópolis
Palavras-chave: Aulas práticas, educação para jovens e adultos, Materiais alternativos

Resumo

O trabalho proposto tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem com o auxílio de aulas práticas com alunos da EJA, fazendo experimentos com materiais alternativos e sendo o aluno parte integrante da atividade. Como também exemplificar a química com o seu dia a dia, usando os conceitos de ácidos e bases, que é umas das matérias do currículo escolar. Desta maneira, ao trabalhar com os alunos de maneira lúdica, discutindo os temas escolares, foi aplicado um questionário onde os alunos da EJA (a maioria) atribuíram como importante às aulas práticas para aprendizagem da química. Particularidades da turma como: as diferenças nas idades dos alunos e falta de formação básica adequada dos mesmos, comprometem o rendimento que possam contribuir na formação de pessoas mais críticas e criativas dentro da comunidade que estão inseridos.

Publicado
2018-08-03