POTENCIALIDADES DO USO DE OFICINAS NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UMA ESTRATÉGIA PARA AULAS INICIANDO POR PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
Potential use of Workshops in Physics Education: Analysis of a strategy for practices starting with experimental practices
Resumo
O objetivo do presente artigo é a investigar as potencialidades da utilização de oficinas temáticas, aplicadas antes do início das aulas, como estratégia metodológica de ensino de Física. Para isso foi proposto o uso de atividades experimentais em oficinas com alunos dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Para verificar a eficiência da metodologia, foi realizado um estudo comparativo com as médias finais dos alunos dos semestres 2017.1 e 2017.2. Na análise dos resultados, foi utilizada a técnica estatísticapara verificar se houve diferença estatística entre as médias dos alunos que participaram das oficinas e os que não participaram. A técnica estatística utilizada foi o teste U de Mann-Whitney e o software utilizado foi o Bioestat5.3. Os resultados mostraram que houve uma diferença estatisticamente significativa entre as médias dos alunos que participaram das oficinas e os que não participaram. Por fim, acredita-se que o uso de práticas experimentais por meio de oficinas temáticasantes do início das aulas potencializou a aprendizagem no ensino de Física.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.