APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS: REVELANDO SABERES NA PRODUÇÃO DE FANZINES
Meaningful learning in science: disclosing knowledge in “fanzine” production
Resumo
Apresentamos neste trabalho a análise de uma experiência de produção de fanzines para o Ensino
de Ciências no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como ponto de partida o
conceito de aprendizagem significativa na qual os conhecimentos científicos são construídos
partindo dos conhecimentos prévios dos sujeitos sobre o mundo vivo, atribuindo a estes
conhecimentos novos significados. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática nas aulas de
Ciências que culminou com a produção de fanzines pelos alunos da EJA. Metodologicamente,
trazemos uma triangulação entre os saberes demonstrados no fanzine selecionado para análise, a
entrevista com os seus respectivos autores e o diálogo com a literatura Científica. O estudo revelou
que os sujeitos da EJA construíram diversos saberes cotidianos sobre os impactos ambientais das
ações humanas, demonstrando compreensão sobre as consequências desses impactos na sua
realidade social. Consideramos, assim, que o fanzine possui um grande potencial pedagógico para o
Ensino de Ciências no espaço escolar, pois nele os sujeitos alunos têm, por meio de registros
semióticos, um espaço livre de expressão de seus saberes científicos e de comunicação de suas
leituras de mundo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.