SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DA TEMÁTICA PLANTAS
Didactic sequence for organic chemical teaching using thematic plants
Resumo
Refletir sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Química, e em específico sobre a Química Orgânica no Ensino Médio, é considerar que este ainda está reduzido ao ensino das regras de nomenclatura para compostos orgânicos. Da mesma forma, ao pensar em estratégias de ensino como a experimentação e a pesquisa, estas também se limitam à roteiros pouco investigativos e à cópia de informações da internet, respectivamente. Nesse meio, pesquisadores da área de ensino vêm propagando a utilização de temas socialmente relevantes, de contextualização e de recursos didáticos variados em sala de aula, a fim de promover o desenvolvimento cognitivo e habilidades dos alunos; ou seja, de ampliar a compreensão da natureza, da relação da Química com o cotidiano, dos problemas sociais, bem como os valores, as atitudes e a capacidade de argumentação. Assim sendo, considerando a importância de propiciar um ambiente de aula interativo e contextualizado no Ensino de Química, este trabalho teve como objetivo produzir e aplicar uma unidade didática para a abordagem das funções orgânicas no 3º ano do Ensino Médio, usando como tema gerador “Plantas”, além de grupos colaborativos e pesquisa. A unidade foi aplicada no Colégio Estadual Teotônio Vilela, localizado em Campina do Simão-PR. Os resultados obtidos apontaram que o uso de temática, de pesquisa e de grupos de colaboração ampliou o ensino e a aprendizagem de Química para além da aplicação de normas de nomenclatura em compostos orgânicos, uma vez que promoveu maior interação entre alunos e mediação do professor, além de avanços conceituais e de linguagem nos estudantes. Refletiu-se, no entanto, que há a necessidade de oportunizar mais espaços investigativos, uma vez que ficou evidenciada a dificuldade dos alunos em relacionar os compostos orgânicos com suas propriedades.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.