PROPOSTAS DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO E ABORDAGEM DE CONTEÚDOS INICIAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA A ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Proposals of experimental classes to contextualization and approach of initial contents of organic chemistry to third-year students of a public high school

  • Renato Gomes Santos
  • Édina Cristina Rodrigues de Freitas Alves
  • Karla Amâncio Pinto Field’s
  • Maria Aparecida da Costa
Palavras-chave: Atividades experimentais, Limpa graxa, Álcool em gel, Teoria e prática

Resumo

Este trabalho traz o relato de experiência desenvolvido com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública do estado de Goiás, em 2014. O mesmo trata de duas atividades experimentais que contribuíram para a abordagem de forma contextualizada e significativa de conteúdos iniciais de Química Orgânica, classificação do carbono, cadeias carbônicas, hidrocarbonetos e funções orgânicas. Tais atividades pautaram-se na produção experimental de um limpa-graxa alternativo e de álcool em gel, objetivando principalmente, mostrar a importância da química orgânica e suas implicações na sociedade, compreender quimicamente como esses produtos são fabricados e o motivo pelo qual o limpa graxa é capaz de remover graxas, enquanto o álcool em gel é utilizado como antisséptico. Ao término das atividades observou-se uma maior aproximação e interesse dos alunos pela Química, uma vez que se associou teoria e prática, e estas com o cotidiano dos discentes, fatores essenciais à contextualização.

Publicado
2020-10-08