REVISITANDO A MEMÓRIA: ELABORAÇÃO E DISCUSSÃO DE JOGOS EDUCATIVOS POR PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA

Revisiting Memory: Preparation and discussion of educational games for chemistry teachers in continuing education

  • Marilde Beatriz Zorzi Sá
Palavras-chave: Formação continuada, estratégias, jogos educativos, ensino

Resumo

O presente artigo visa socializar os dados de uma investigação sobre a postura de um grupo de professores em formação continuada diante da necessidade de elaborar atividades inovadoras, em nosso caso os jogos educativos, com o intuito de atender as novas exigências e necessidade de formação que se apresentam. Assim, objetiva-se relatar a elaboração de jogos educativos a serem utilizados como promotores de aprendizagens possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Nessa investigação professores de Ensino Médio, reunidos em duplas, deveriam elaborar e colocar em prática um jogo, alicerçados por estudos e materiais didáticos. A análise dos dados foi qualitativa utilizou-se referenciais teóricos, questionamentos aos professores, os jogos elaborados, a aplicação desses jogos, as análises dos demais integrantes do grupo de professores, as necessárias mediações da professora proponente da atividade e as observações das ações dos professores durante todo o processo de elaboração e apresentação. Dessa interpretação emergiram muitas conclusões entre as quais a dificuldade em abandonar métodos e estratégias rotineiras e já consolidadas e a satisfação ao final da produção.

Publicado
2020-10-08