UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTEREOQUÍMICA CIS/TRANS A PARTIR DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) E DO USO DE MODELAGEM MOLECULAR

A Proposal for Teaching Stereochemistry cis/trans from a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) and usage of molecular modeling

  • Adriana de Farias Ramos
  • Agostinho Serrano
Palavras-chave: sequência didática, aprendizagem significativa, modelagem molecular, ensino de química, isomeria, aprendizagem significativa combinatória

Resumo

O aprendizado de ciências ainda é, em grande medida, mecânico; e o aprendizado de Química não é um contra-exemplo desta indesejável situação. Várias reformas propostas recentemente de reestruturação do currículo da Química consideram que para termos um aprendizado mais significativo o estudante deve ser capaz de ver a química como uma ciência preditiva a partir de uma análise estrutural de compostos químicos e também de compreender fenômenos químicos sob a ótica do conceito de energia. Assim, o objetivo deste trabalho é propor a utilização de uma sequência didática, baseada no uso de técnicas de modelagem molecular e construída dentro do modelo de Moreira de UEPS, para o ensino de estereoquímica cis/trans. A atividade tem como objetivo realizar uma análise conformacional do n-butano e dos isômeros cis e trans do 2-buteno. Desta forma, pretende-se oferecer a oportunidade para que o estudante compreenda dois conceitos fundamentais: a) que a energia de uma molécula é determinada pela estrutura que a mesma assume no espaço, e a molécula irá assumir a estrutura tal que a sua energia seja um mínimo e b) que no caso das ligações duplas, existe uma barreira de potencial que impede a rotação espontânea em torno da ligação dupla, sem que a mesma seja rompida. Assim, empregamos a perspectiva teórica ausubeliana de um ensino potencialmente significativo por meio do conceito integralizador da energia molecular dos confôrmeros cis/trans, energia esta obtida por meio de modelagem molecular. Resultados exploratórios parecem indicar que, caso o estudante já saiba visualizar microscopicamente espécies químicas, é possível reordenar sua estrutura conceitual no campo da isomeria por meio de uma aprendizagem significativa combinatória em torno do conceito de energia.

Publicado
2020-10-06