ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA: UMA PROPOSTA DE DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Problematized experimental activity: a proposal for diversification of activities for science teaching

  • André Luís Silva da Silva
  • Paulo Rogério Garcez de Moura
  • José Cláudio Del Pino
Palavras-chave: Atividade Experimental Problematizada, Ensino, Ciências

Resumo

Discute-se nesse artigo a apresentação e realização de uma atividade experimental, envolvendo a densidade de metais elementares e de ligas metálicas, desenvolvida junto a um grupo de doze professores de Ciências, atuantes nas séries finais do ensino fundamental, vinculados à Rede Municipal de Cruz Alta/RS. Essa experimentação é defendida sob uma perspectiva problematizada, que sugere uma articulação entre objetivo experimental, proposição de problemas e diretrizes experimentais. O contexto dessa proposta foi um projeto de formação continuada de professores, denominado Projeto Ciência e Consciência Cidadã, desenvolvido nos anos de 2011 e 2012 para com esse público-alvo, que integrou a tese de doutoramento de dois autores do presente artigo. A metodologia de trabalho descrita ocorreu a partir de uma pesquisa-ação fundamentada em Thiollent (2011); a coleta e análise de dados se deram sob uma interpretação aberta em Análise Textual Discursiva dos discursos dos professores, conforme os argumentos de Moraes e Galiazzi (2007). Verificou-se possibilidades de utilização da experimentação, a partir de um caráter problematizado, como uma proposta de diversificação das atividades para o ensino de Ciências, tendo em vista a construção de um conhecimento pautado na inventividade lógica e na resolução de problemas.

Publicado
2020-10-06