PRÁTICA EDUCATIVA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NA PLATAFORMA SIENA
Education practice and significant learning: using an electronic didactic sequence in the SIENA plataform
Resumo
Contextualizar os conteúdos de Ciências e trazê-los para o cotidiano dos alunos de forma interessante e divertida é uma tarefa que tem despertado a atenção dos professores. Pensando em facilitar a construção do conhecimento de maneira significativa nas aulas de Ciências, a pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia de uma sequência didática eletrônica na construção do conhecimento sobre Ecologia, em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental. O estudo contou com dois testes, que foram aplicados, logo após a realização de uma sequência didática eletrônica e três meses após a realização da mesma, para verificar se, passado esse intervalo, os alunos ainda lembravam o conteúdo estudado e se este foi significativo para eles. Comparando os testes, percebemos a sua contribuição para o aprendizado dos alunos, pois após três meses eles lembraram boa parte dos conceitos apreendidos. A análise também evidenciou elementos que indicam ter a sequência didática eletrônica potencial para facilitar a construção do conhecimento, por despertar o interesse dos alunos aos conteúdos estudados.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.