PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA

Perceptions of teachers of science and physical education about sex education in schools

  • Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira
  • Vanderlei Folmer
Palavras-chave: educação sexual, educação em ciências, temas transversais, ensino fundamental

Resumo

A educação sexual na escola pode possibilitar aos alunos conhecer, refletir e discutir sobre questões ligadas à sexualidade, porém temos percebido a dificuldade dos adultos em abordar o tema sexualidade. O objetivo deste trabalho é apresentar as percepções de professores de ciências e educação física da rede pública de ensino fundamental de Uruguaiana/Rio Grande do Sul (Brasil) acerca da educação sexual na escola, visando subsidiar a construção e/ou o aperfeiçoamento de uma proposta de trabalho. Os dados foram coletados através de um questionário e analisados pela técnica de análise de conteúdo. A partir das discussões dos resultados, foi possível constatar que os professores já haviam trabalhado e/ou trabalhavam o tema educação sexual na escola em função das necessidades apresentadas pelos próprios alunos. Também foi possível verificar que o interesse demonstrado pelos alunos serviu como ponto facilitador do processo e que as maiores dificuldades foram originárias da falta de capacitação dos professores e da pouca participação da família na discussão desta temática.

Publicado
2020-10-06