PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA
Perceptions of teachers of science and physical education about sex education in schools
Resumo
A educação sexual na escola pode possibilitara os alunos conhecer, refletir e discutir sobre questões ligadas à sexualidade, porém temos percebido a dificuldade dos adultos em abordar o tema sexualidade. O objetivo deste trabalho é apresentar as percepções de professores de ciências e educação física da rede pública de ensino fundamental de Uruguaiana/Rio Grande do Sul (Brasil) acerca da educação sexual na escola, visando subsidiar a construção e/ou o aperfeiçoamento de uma proposta de trabalho. Os dados foram coletados através de um questionário e analisados pela técnica de análise de conteúdo. A partir das discussões dos resultados, foi possível constatar que os professores já haviam trabalhado e/ou trabalhavam o tema educação sexual na escola em função das necessidades apresentadas pelos próprios alunos. Também foi possível verificar que o interesse demonstrado pelos alunos serviu como ponto facilitador do processo e que as maiores dificuldades foram originárias da falta de capacitação dos professorese da pouca participação da família na discussão desta temática
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.